Morre ex-ministro da Justiça, advogado e criminalista Márcio Thomaz Bastos

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2014 09h00
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 01-12-2011, 21h00: Marcio Thomaz Bastos, advogado e ex-ministro da Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento da candidatura do advogado criminalista Alberto Toron à presidência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil- Seção de São Paulo), na pizzaria Veridiana, em São Paulo (SP). (Foto: Alexandre Rezende/Folhapress, MÔNICA BERGAMO) Alexandre Rezende/Folhapress márcio thomaz bastos

Morreu na manhã desta quinta-feira (20) o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, aos 79 anos, em São Paulo. O corpo deve começar a ser velado às 15h na Assembleia Legislativa e será cremado na sexta, às 9h, no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Bastos é considerado um dos maiores criminalistas do País. Foi ministro da Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2007.

Teve também atuação destacada no julgamento do mensalão, defendendo o ex-dirigente do Banco Rural, José Roberto Salgado.

Ele estava internado há dois dias no Hospital Sírio-Libanês por causa de uma piora no tratamento do pulmão.

Paulista da cidade de Cruzeiro, Márcio Thomaz Bastos foi também presidente seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na década de 1980, onde liderou vários movimentos importantes para a história do Brasil, como o das Diretas Já.

Foi ainda do Conselho Federal da OAB no período da Constituinte que estabeleceu a Lei máxima do país em 1988, que vigora até hoje.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.