Morre no Rio turista chileno contagiado por febre amarela

  • Por Agência EFE
  • 16/02/2018 13h14
Reprodução Reprodução/ilhagrande.com.br Segundo o embaixador chileno, o falecido "não teria se vacinado" contra a febre amarela antes de ir ao Brasil, como se recomenda aos que viajam para o país, embora não seja obrigatório

Um turista chileno de 35 anos morreu nesta quinta-feira (15) em um hospital do Rio de Janeiro após contagiar-se com febre amarela no Brasil, segundo confirmou nesta sexta-feira sua família aos meios de comunicação chilenos.

O jovem, identificado como Felipe Santander, estava de férias no Brasil junto com sua namorada desde o dia 29 de dezembro do ano passado, especificamente em Ilha Grande, na costa sul do Rio, explicou sua irmã, Daniela Santander.

O embaixador chileno no Brasil, Jaime Gazmuri, explicou à emissora “Radio Cooperativa” que a vítima apresentou os sintomas da doença e foi transferido em um primeiro momento a um hospital do município de Angra dos Reis, onde foi diagnosticado com “um quadro muito complicado”.

Depois foi levado ao Hospital Federal dos Servidores do Estado, na capital carioca, onde finalmente morreu, acrescentou o diplomata.

Gazmuri comentou que o falecido “não teria se vacinado” contra a febre amarela antes de ir ao Brasil, como se recomenda aos que viajam para o país, embora não seja obrigatório.

Existem outros dois casos de chilenos que estão sendo atendidos no Brasil por contágio de febre amarela, embora sua situação seja “muito menos comprometida que a de Felipe Santander”, disse.

Entre julho de 2017 e fevereiro de 2018 foram registrados no Brasil 353 casos confirmados desta doença, de acordo com o último balanço oficial, que também contabiliza 98 mortes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.