MPF denuncia 21 pessoas por homicídio pelo rompimento de barragem em Mariana

  • Por Jovem Pan/Estadão Conteúdo
  • 20/10/2016 15h01
Resplendor (MG) - Imagem aérea mostra a a lama no Rio Doce, na cidade Resplendor ( Fred Loureiro/ Secom ES) Fred Loureiro/Secom ES Barragem

O Ministério Público Federal denunciou 21 pessoas por homicídio pelo rompimento da barragem da Samarco, que causou o desastre ambiental em Mariana, no Estado de Minas Gerais. O diretor-presidente licenciado da empresa, Ricardo Vescovi, e o diretor-geral de operações, Kléber Terra, estão entre os que são acusados por homicídio doloso. 

De acordo com o Procurador da República em Minas Gerais, José Adércio Leite Sampaio, a possibilidade de rompimento era perceptível. “A barragem de fundão apresentava sinais claros de que poderia se romper. Esse rompimento se tornou cada vez mais indicativo no final de 2014”, afirmou.

Até o momento foram confirmadas 18 mortes. Um corpo ainda não foi encontrado. Todos eram moradores de Bento Rodrigues e funcionários da Samarco ou empresas terceirizadas da Samarco.

A barragem da Samarco se rompeu em novembro de 2015 e destruiu o distrito de Bento Rodrigues. Além da contaminação do solo, o desastre prejudicou grande parte do Rio Doce, causou danos que se estendeu aos Estados de Bahia e Espírito Santo e deixou milhares de pessoas desabrigadas. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.