Não há limite para preocupação com o terrorismo, diz ministro

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2015 19h11

Para combater o terrorismo Folhapress Ricardo Berzoini

Ricardo Berzoini, ministro da Secretaria de Governo, declarou nesta segunda-feira (23) que a cooperação de órgãos de inteligência internacionais para combater possíveis ações terroristas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, é bem-vinda.

Durante a cerimônia de abertura do Seminário Internacional de Enfrentamento ao Terrorismo no Brasil, em Brasília, o ministro afirmou que “não há limite” para a preocupação do governo e que acha a cooperação internacional “fundamental para tratar desse assunto”. Sua declaração contraria o discurso feito por Dilma Rousseff na reunião do G20, na Turquia. Na ocasião, a presidente minimizou a possibilidade de o Brasil ser um foco de ataques devido à distância do continente europeu.

Neste domingo (22), o governo francês ofereceu seus serviços de inteligência e informação para as Olimpíadas. “Os eventos recentes e outros mostram que todo cuidado é pouco e toda preparação é pouca. Países que têm já uma história de enfrentamento dessa questão foram alvo de ataques significativos. Nesse campo, não há limite para a nossa preocupação e para tomar todas as providencias ao alcance das autoridades brasileiras”, disse Berzoini.

O ministro destacou ainda que os cuidados com segurança para as Olimpíadas devem ser maiores do que na Copa do Mundo de 2014. “Evidentemente, a complexidade das Olimpíadas é maior, porque temos mais países e com mais diversidade política. Nós temos de redobrar os esforços, aproveitar o que foi feito na Copa do Mundo e produzir iniciativas e resoluções que sejam capazes de melhorar o que foi feito”, declarou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.