Operação Don Juan desarticula quadrilha que aplicava golpes em mulheres

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2018 17h50
Reprodução/Deic Ao todo, 16 locais da cidade de São Paulo, dois imóveis em Santa Isabel e uma casa em Osasco foram alvos da investigação

Na manhã desta sexta-feira (4), policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram 11 mandados de prisão para desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em mulheres pelas redes sociais e aplicativos de relacionamento.

A operação, que ganhou o nome de Don Juan, investigava homens que se apossavam de fotos e criavam perfis como se fossem militares americanos, médicos ingleses e empresários europeus, sempre pessoas que aparentavam ser bem-sucedidas e queriam vir ao Brasil encontrar sua alma gêmea. Para que isso se realizasse, os criminosos alegavam precisar da ajuda das pretendentes, que acabavam entregando suas economias para os golpistas.

A 4ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) coordenou a operação, que contou com 91 policiais e 44 viaturas. Os mandados foram expedidos contra nove nigerianos e duas brasileiras, integrantes da gangue. Ao todo, 16 locais da cidade de São Paulo, dois imóveis em Santa Isabel e uma casa em Osasco foram alvo da investigação.

Em entrevista, o delegado José Mariano Araújo Filho, responsável pela operação, afirmou que os policiais encontraram nos locais que eram usados pela quadrilha, modelos de textos que deveriam ser enviados para as possíveis vítimas.

Com informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.