Pesquisa aponta pessimismo da população com Dilma e PT pode lançar candidatura de Lula

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2014 09h49

A queda de Dilma Rousseff na pesquisa Datafolha reforçou o pessimismo da população com o governo e pode obrigar o PT a lançar candidatura de Lula. Os números mostram a petista com 37% das intenções de voto, contra 20% de Aécio Neves, do PSDB.

Os dados indicam que a chance de segundo turno é cada vez mais alta, enquanto que o ex-presidente teria 49% da preferência. Em entrevista a Thiago Uberreich, o historiador Marco Antônio Villa, disse que Lula aparece como único nome viável para o PT continuar no poder.

*Ouça os detalhes no áudio

O historiador Marco Antônio Villa acrescentou que Lula usaria o sacrifício pessoal como mote para voltar ao cenário político. O antropólogo da Unesp, Cláudio Bertolli Filho, ressaltou que os números do Datafolha só confirmam o descontentamento social.

O antropólogo Cláudio Bertolli Filho apontou ainda para a dificuldade de diálogo de Dilma Roussef com os movimentos sociais. O professor de Ética e Filosofia Política da Unicamp, Roberto Romano, concordou com a tese de que Lula não é plano B, mas plano A.

O Roberto Romano, da Unicamp, acredita que o PT terá de tomar uma decisão até o fim do mês. O professor da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo, Rui Tavares Maluf, analisou que até a troca de candidatos também é desgastante.

Maluf apontou que a substituição pela candidatura de Lula seria explorada ao extremo pelos adversários. Os partidos têm até as convenções de junho para decidir os nomes das eleições de outubro.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.