Pesquisas revelam preços mais altos neste Natal

  • Por Jovem Pan
  • 20/12/2014 13h06

Pesquisas do Procon e da Fundação Getúlio Vargas comprovaram a reclamação dos consumidores de que os preços estão muito altos neste Natal.

Em levantamentos dos dois institutos foram revelados que produtos típicos e alimentos subiram bem mais do que a inflação, inviabilizando as compras.

O Procon detectou variação de 190% no preço de um mesmo artigo e a FGV, que os insumos para a ceia tiveram reajuste de 20%.

O diretor da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, afirmou que as vendas estão bem abaixo do que os empresários gostariam. “É inevitável essa correira dos últimos dias, mas estamos trabalhando com uma expecatativa de que o mês feche com um crescimento de 2%”, afirmou.

A disparada do dólar nos últimos quatro meses chegou ao bolso do consumidor que reclama e compra menos.

Marcelo Gonçalves, gerente de uma loja na região da rua Santa Rosa, citou o alto preço do bacalhau que vem espantando a freguesia: “eles estão comprando menos, caiu cerca de 20%”.

Muitos clientes adotam novos hábitos por conta dos valores e dos aumentos de tarifas e impostos previstos para 2015.

Em entrevista à repórter Renata Perobelli, os consumidores relataram que pesquisam e depois projetam o que cabe no bolso.

Muitos consumidores vão manter a tradição das frutas secas, mas nozes, avelãs e pistaches serão servidos com casca porque é mais barato. O mesmo acontece na seção de vinhos e espumantes onde a demanda maior está em torno das bebidas mais em conta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.