Petrobras confirma abertura de processo de seleção de diretor de governança

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/01/2018 12h46
REUTERS/Sergio Moraes O mandato de João Adalberto Elek Junior se encerra em 30 de abril

A Petrobras abriu processo de seleção para o posto de diretor executivo de Governança e Conformidade, como antecipou a Coluna do Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. O mandato de João Adalberto Elek Junior se encerra em 30 de abril.

Conforme comunicado ao mercado divulgado nesta quinta-feira, 18, a Petrobras explica que de acordo com as regras de governança, o executivo deverá ser eleito pelo conselho de administração com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados por meio de consultoria independente especializada. Na quarta-feira, a Coluna do Broadcast informava que a empresa contratada foi a Korn Ferry.

Nesse cargo, são permitidas no máximo três reeleições consecutivas, desde que o diretor participe do novo processo de seleção, diz a Petrobras.

“A escolha do executivo passará por análises de integridade, de capacitação técnica e de gestão, antes de ser aprovada pelo Conselho de Administração”, conclui a nota.

No ano passado, Elek chegou a ser afastado do cargo após denúncia de conflito de interesses, mas foi reconduzido por decisão do conselho depois de a Comissão de Ética Pública da Presidência da República ter analisado o caso como improcedente.

No fim de 2015, o executivo contratou, sem licitação, pelo valor de R$ 25 milhões, a consultoria Deloitte para prestar serviços para a Petrobras. Em paralelo, porém, sua filha disputava uma vaga de trabalho na mesma empresa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.