Petrobras falará na segunda (29) sobre reunião que debateu plano de negócio, diz sindicato

  • Por Reuters
  • 26/06/2015 21h58
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. 04/03/2015 REUTERS/Sergio Moraes REUTERS/Sergio Moraes Sede da Petrobras no Rio de Janeiro

A Petrobras informou após longa reunião do seu Conselho de Administração que não publicará nesta sexta-feira (26) informações sobre o Plano de Negócios 2015-2019, que estava na pauta dos conselheiros, enquanto o sindicado da categoria afirmou que detalhes sobre o assunto deverão ser divulgados na segunda-feira pela empresa.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) tem um representante no Conselho, que revelou que a petroleira deverá se manifestar sobre a reunião somente na segunda-feira, o que a empresa não confirma.

Havia expectativa de que plano de negócios pudesse ter sido divulgado após a reunião do colegiado, ainda que recentemente um diretor da estatal tenha dito à Reuters que seria “muito difícil” qualquer decisão sobre o assunto nesta sexta-feira, devido à complexidade das discussões, que envolvem desde metas de produção até previsões de captações em mercados de dívida.

O mercado aguarda com ansiedade a publicação do documento para avaliar os impactos da queda dos preços do petróleo e do escândalo de corrupção nos planos da petroleira estatal. A expectativa de alguns analistas é de um corte drástico nos investimentos, até para a Petrobras poder fazer frente ao elevado endividamento.

Na reunião do Conselho, que teve dez horas de duração e terminou por volta das 19h desta sexta-feira, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e os conselheiros combinaram que nada do que foi discutido seria revelado por enquanto, segundo duas fontes com conhecimento do assunto, que anteciparam à Reuters a informação de que a divulgação não seria nesta sexta-feira.

A Petrobras deverá realizar um comunicado sobre a reunião no início da próxima semana, segundo nota assinada pela Direção Colegiada da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras, Deyvid Bacelar, segundo a nota, assinou um Termo de Confidencialidade que o impede de relatar qualquer informação da reunião de conselho.

“Por este motivo, Deyvid só poderá comentar sobre o que foi apresentado na segunda, após divulgação pela empresa ao mercado”, disse a nota assinada pela federação

“Houve uma combinação com o (presidente da petroleira Aldemir) Bendine e com o (diretor financeiro) Ivan (Monteiro), para que eles falassem com o público na próxima semana”, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto, na condição de anonimato.

A Petrobras não confirmou se será feita alguma publicação na segunda-feira.

A expectativa é de que a estatal reduza seus investimentos no plano 2015-2019 após ter sido atingida desde o ano passado por um escândalo de corrupção com impactos financeiros e na cadeia de prestadores de serviços, buscando reduzir seu elevado endividamento de mais de R$400 bilhões, registrado ao final de março.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.