PF deflagra duas operações contra o tráfico no extremo sul do País

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2017 11h48
Divulgação/Receita Federal Carga de drogas apreendida pela Receita em agosto que iria para a Espanha

A Polícia Federal deflagrou simultaneamente nesta quinta-feira (19) duas operações para combater o tráfico de drogas na região sul do Rio Grande do Sul.

Cerca de 100 policiais federais foram mobilizados para cumprir 26 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 4 ordens de condução coercitiva, decretados pela Justiça Federal em Rio Grande e pela Justiça Estadual em Santa Vitória do Palmar.

A Operação Caravelas iniciou em agosto deste ano, para apurar a introdução de 267 kg de cocaína em um contêiner que seria exportado para a Espanha, a partir do porto de Rio Grande.

A droga foi encontrada pela Receita Federal em 10 bolsas que estavam em uma carga de “pallets” de plástico. A investigação da Polícia Federal revelou a participação de pessoas ligadas a empresas de transporte de cargas. A Operação Caravelas cumpre nove mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e quatro de condução coercitiva.

Crimes pós-Habeas Corpus

PF apreendeu armas, drogas e documentos na Operação R5 (Foto: Divulgação/PF)

Já a Operação R 5.2 é decorrência da Operação R5, deflagrada em 2014, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido a uma decisão liminar em sede de habeas corpus, proferida em 2015 pelo STF, pessoas que haviam sido presas na operação foram colocadas em liberdade.

Com a revogação da ordem de habeas corpus pelo próprio STF, bem como pela presença de indícios de que algumas daquelas pessoas permaneciam dedicadas ao tráfico, 17 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça de Santa Vitória do Palmar.

O nome da Operação, R5, faz referência a uma rua na cidade de Santa Vitória do Palmar onde foi identificado inicialmente como local de venda de entorpecente, dando origem a investigação.

Com informações da Polícia Federal

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.