PIB paulista acumula queda de 4,7% em um ano, diz SEADE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/04/2016 14h02
An employee of Ajinomoto Co works on a Hon-Dashi, or bonito base seasoning packaging line at the company's Kawasaki factory in Kawasaki, south of Tokyo, Japan, June 29, 2015. Japanese industrial output fell in May at the fastest pace in three months, adding to fears the economy may have contracted in the current quarter and putting the onus on consumers to drive a near-term rebound as exports remain in the doldrums. REUTERS/Yuya Shino Reuters Indústria

A economia paulista despencou, em fevereiro último, 4,7%, de acordo com a leitura do Produto interno Bruto (PIB) acumulado em 12 meses, em comparativo com o mesmo período no ano passado, conforme cálculo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

O parecer, segundo os técnicos da Fundação, reflete o desempenho ruim de vários setores, com destaques para a indústria, que caiu 9,8% e o segmento dos serviços, que acumulou no período queda de 2,5%. A queda do PIB Paulista só não foi maior porque a agropecuária no Estado avançou 5,9% no acumulado do ano.

Na série livre dos efeitos sazonais, o PIB de São Paulo retraiu-se 0,3% entre janeiro e fevereiro de 2016. Tal resultado decorreu dos decréscimos na indústria (-2,4%) e na agropecuária (-3,1%) e do avanço dos serviços, de 0,3%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, a atividade econômica paulista recuou 4,4% neste ano, com influência negativa da indústria (10,7%), seguida por serviços (1,8%). Nesta base de comparação, a agropecuária cresceu 1,5%.

De janeiro a fevereiro deste ano, equiparando-se com igual período de 2015, a economia do estado apresentou queda de 6,2%, em consequência da retração da indústria (-13,2%) e dos serviços (-3,3%) e do aumento na agropecuária (3,5%).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.