Pilotos são treinados para realizar esse tipo de pouso, diz comandante

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2014 21h42

Um avião da Avianca teve que fazer um pouso de emergência nesta sexta-feira e aterrisou de barriga, em Brasília. Nenhum dos 49 passageiros da aeronave ficou ferido. Segundo o comandante Carlos Camacho, especialista em segurança de voo, os pilotos são treinados para efetuar esse tipo de pouso em situações emergenciais.

“Eles (pilotos) treinam bastante (…) e o checklist do avião é bastante completo. É um checklist que vai paulatinamente preparando para esse tipo de situação. E o pouso, sem freio de pouso, a única diferença é que, naquele momento, quando tocar, não vai ser a borracha do pneu e sim, a própria lataria do avião. Mas até mesmo durante a elaboração de um projeto de aeronave, os projetistas consideram os pousos de barriga”, contou o comandante.

Apesar de ser uma aeronave mais antiga, Camacho afirmou que o Fokker 100, modelo do avião em questão, é bastante atualizado e possui um conjunto de equipamentos embarcados que a torna uma aeronave bem moderna.

“É uma aeronave que oferece um conjunto de requisitos operacionais e técnicos que permitem que os pilotos voem nesse tipo de avião, gostam de voar nesse tipo de avião e só tenho tido elogios. Não vejo da parte da Avianca nenhum problema quanto operar um avião que já é um pouquinho mais antigo do que os mais modernos que estão operando dentro da mesma frota”, explicou.

O comandante ainda elogiou o piloto, que são bem treinados, e também a companhia aérea Avianca, responsável por esse treinamento. De acordo com ele, os dois pilotos do voo deram o melhor de si para hoje estarmos comemorando somente um incidente, e não um acidente de proporções terríveis.

Confira a entrevista completa do comandante Carlos Camacho no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.