Planos de saúde devem responder reclamações em até 10 dias úteis

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2014 08h54

Os planos de Saúde passaram a ter prazo de 10 dias úteis para responder às reclamações dos consumidores. A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar exige o posicionamento das operadoras diante da demanda apresentada pelo usuário.

Desde ontem, beneficiários que acionarem canais de relacionamento da ANS poderão acompanhar suas queixas pela internet. A diretora de Atendimento ao Consumidor do Procon São Paulo, Selma do Amaral, ressaltou que os planos de saúde são campeões em reclamações.

*Ouça os detalhes no áudio

A ANS sustenta que atendeu 85% das queixas recebidas em 2013, o que implicaria em resolver quatro de cada cinco demandas apresentadas. Mas, em entrevista a Marcelo Mattos, a advogada Rosana Chiavassa entende que as normas continuam não garantindo o cumprimento da lei.

As demandas assistenciais incluem descumprimento de prazo para consultas; exames e cirurgias e não autorização procedimentos e reembolsos. Para esses casos, ao serem notificadas eletronicamente pela ANS, operadoras deverão resolver o problema do consumidor em até dez dias úteis.

 

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