81% das pessoas têm medo de serem mortas, diz Datafolha; violência da PM assusta 62%

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2015 07h37
Polícia Militar se prepara para fazer segurança nos arredores do estádio Mané Garrincha para Brasil x Holanda EFE Polícia Militar se prepara para fazer segurança nos arredores do estádio Mané Garrincha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (31) revela que 62% da população que mora em cidades com mais de 100 mil moradores têm medo de sofrer alguma agressão da Polícia Militar (PM).

O número aumentou quase 30% desde 2012, quando levantamento parecido apontou que 48% dos entrevistados tinham medo da PM. À época, entretanto, eram considerados os habitantes de cidades com mais de 15 mil moradores.

Perfil

A maioria das pessoas que tem medo da polícia é composta de jovens, pobres, pretos e moradores da região nordeste.

Violência

Não é apenas a violência policial que o brasileiro teme. 81% dos entrevistados têm medo de serem assassinados, ante 65% em 2012.

Quase metade da população (49%) acredita que pode ser morta já no próximo ano, um aumento de quase dois terços em relação ao mesmo sentimento registrado em 2012, de 29%.

A pesquisa diz também que mais da metade das pessoas (52%) conhecem alguém que foi vítima de homicídio. Dados de 2013 do Anuário de Segurança Públlica apontavam que uma pessoa é morta no Brasil a cada dez minutos, uma taxa de 25,2 homicídios por 100 mil habitantes.

Perfil 2

Mulheres, moradores do nordeste e autodeclarados pretos são os que têm mais medo de sofrerem assassinato.

O Datafolha aponta que do ano 2000 para cá as maiores taxas de homicídio têm passado do eixo Rio-São Paulo para os estados nordestinos.

Renato Sérgio de Lima, professor da Fundação Getúlio Vargas e vice-presidente do Fórum que encomendou a pesquisa, avaliou que as mulheres apresentam maior temor de serem mortas, pois conta contra elas a questão da violência doméstica.

A margem de erro do estudo é de três pontos para mais e para menos. Foram entrevistadas 1.307 pessoas de 84 municípios, em encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ao Datafolha.

Vítimas policiais

Levantamento feito pelo mesmo Fórum divulgado na quinta (30) revelou que os policiais não são apenas causadores de medo na população, mas vítimas da própria violência que os cerca. 75% dos policiais já sofreram ameaça.

Entre os mais de 10 mil policiais militares, civis, federais, rodoviários e bombeiros que responderam à pergunta enviada por e-mail, 70% disseram que conhecem algum colega de trabalho que foi morto fora de horário de serviço e 62% sabem de amigos mortos durante o exercício da profissão.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.