Em 2015, três pessoas morreram em confrontos com PM a cada dois dias

  • Por Agência Estado
  • 22/10/2015 13h47
SÃO PAULO,SP,27.05.2015:SOLDADOS-PM - Formatura de 2.614 soldados da 2ª classe da Polícia Militar que irão reforçar o efetivo da corporação e o patrulhamento preventivo e ostensivo nas ruas de todo o Estado, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo (SP), na manhã desta quarta-feira (27). Para a Capital serão destinados 1.548 PMs, para a Grande São Paulo serão 436 e ao interior, 630 novos policiais. (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress) Futura Press/Folhapress Policial Militar

A cada dois dias, três pessoas foram mortas por policiais militares em serviço no Estado de São Paulo, nos nove primeiros meses deste ano, segundo os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira, 22. Ao todo, foram 469 mortos em confrontos com PMs entre janeiro e setembro de 2015. No ano passado, foram 477 mortes no mesmo período – uma redução de 1,67%.

Um dia após divulgar os índices de homicídios em todas as regiões do Estado, o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, tornou público os índices de mortes em confrontos com PMs em serviço. Outros dados de letalidade policial, como os envolvendo policiais civis e PMs de folga, não foram divulgados

Na comparação mês a mês, foram 37 registros em setembro deste ano, ante 59 casos no mesmo mês de 2014. A redução é de 37,29%.

Segundo a SSP, os índices de letalidade começaram a registrar queda a partir do segundo semestre deste ano. Para Moraes, a diminuição das mortes está relacionada à Resolução 40, que determina que, para casos de vítimas em confrontos com policiais, as Corregedorias da Polícia, o comandante do batalhão e o delegado da área se dirijam até o local dos fatos. O Ministério Público também precisa ser comunicado imediatamente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.