Publicado decreto que prorroga permanência das Forças Armadas em Natal

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/08/2016 12h04
Rio de Janeiro - Forças Armadas iniciam operação especial para os Jogos Olímpicos Rio 2016, e ocupam vias expressas da cidade (Tomaz Silva/Agência Brasil) Tomaz Silva/Agência Brasil Forças Armadas

O decreto que prorroga por mais oito dias a permanência de tropas das Forças Armadas na região metropolitana de Natal (RN) foi publicado, na edição desta terça-feira, 16, no Diário Oficial da União. Com a medida, fica autorizado o emprego de tropas federais para a garantia da lei e da ordem até o próximo dia 23. O documento é assinado pelo presidente interino Michel Temer.

Com a onda de violência e ataques no Rio Grande do Norte, foi iniciada, em 4 de agosto, a Operação Potiguar. Ela se encerraria na última segunda-feira, 15, mas o governador do estado, Robinson Faria, solicitou a permanência das tropas federais.

Cerca de 1.200 homens do Exército e da Marinha atuam no combate à onda de violência que, desde o fim de julho, atinge Natal e cidades vizinhas. Foram registradas ocorrências como incêndios, disparos contra prédios públicos, depredações e uso de artefatos explosivos. Ônibus e micro-ônibus foram incendiados.

As ações criminosas são uma retaliação à instalação de bloqueadores de celular no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), em Natal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.