SSP-SP deve apresentar sistema de mapeamento para combater roubos de cargas

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2015 11h54
WERTHER SANTANA/AGÊNCIA ESTADO/AE Arma

Secretaria Estadual da Segurança Pública de SP deve apresentar nos próximos dias sistema de mapeamento para combater os roubos de carga. Uma quadrilha especializada lucrou com eletrônicos avaliados em R$ 800 mil em Valinhos, região de Campinas, na última quinta-feira.

A Federação das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo apontou alta de 6,9% desse tipo de crime em 2014 na comparação com o ano anterior.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, afirmou a Tiago Muniz que vai apresentar um sistema de mapeamento da ação dos bandidos. “Esse mapeamento cruzou absolutamente todos os dados. De caminhões, de locais, de modus operandi, rotas de fuga. Foi muito bem detalhada e realizada pelo DEIC”, disse.

Os grandes roubos de cargas dos últimos anos ocorreram na região de Campinas, importante polo tecnológico e logístico do Estado. Falando a Victor LaRegina, o presidente do Sindicato de Empresas de Transportes, Manoel Souza Lima, disse que faltam policiais nas rodovias.

“Nós precisamos entender que com 23 agentes no estado de SP, você não inibe roubo de carga. Aquela região tem as grandes logísticas e a produção de celulares está toda por ali. Então precisaria se concentrar lá a ostensividade da polícia”, explicou.

O presidente do Sindicato reclamou que a promessa de mapear os crimes é antiga e o problema não é solucionado. Ele disse ainda que as empresas gastam 15% do orçamento com seguros, escoltas e outras medidas, como blindagem em caminhões.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.