Virada Cultural em São Paulo teve 73 pessoas detidas, informa PM

  • Por Agencia Brasil
  • 22/06/2015 13h31

A Polícia Militar encaminha cerca de 35 pessoas suspeitas de participarem de arrastões durante a Virada Cultural para o 2º DP Futura Press/Folhapress Virada cultural presos

Um balanço divulgado no final da manhã desta segunda-feira (22) pela Polícia Militar (PM), indica que durante a Virada Cultural deste ano, 73 pessoas foram detidas por delitos diversos, número inferior ao registrado no mesmo evento, no ano passado, quando 108 pessoas foram encaminhadas aos distritos policiais pela prática de algum tipo de delito. Também diminuiu o número de ocorrências. Neste ano, foram registradas 13 ocorrências. Em 2014, foram registradas 158.

Os dados foram apresentados pelo coronel Reinaldo Zychan de Moraes, comandante-geral da PM na capital. Ele atribuiu a redução dos casos ao fato de os eventos terem sido descentralizados. “Pelos cálculos, o espaço para eventos na região central teve queda de 30%. As ocorrências podem subir porque existe a possibilidade de as vítimas registrarem suas queixas de furtos, posteriormente, e até mesmo pela Internet”.

Sem citar números, o coronel informou que a maioria das ocorrências foi furto de telefones celulares, que, segundo o coronel, se tornaram mais comuns com o surgimento no mercado de produtos mais sofisticados.

De acordo com o comandante da PM, normalmente, os criminosos abordam as vítimas entre os deslocamentos de um evento para outro. Ao contrário do ano passado, quando houve casos de agressões, com tiros e facadas. Neste ano, uma pessoa ficou levemente ferida por causa de uma briga. Foi registrado um caso de apreensão de arma de fogo e o maior número de ocorrências refere-se ao tráfico de drogas. Três pessoas foram detidas em flagrante e dois menores apreendidos.

O titular da Secretaria de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Júnior, informou que a Guarda Civil Metropolitana apreendeu 306 itens, como lança-perfume, cocaína e maconha. Foram encaminhadas às delegacias 11 pessoas por tráfico de drogas, entre elas, dois adolescentes.

O comandante da PM informou que em 27 locais programados para eventos não havia os laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros atestando a segurança. Um deles, previsto para ocorrer no Minhocão, acabou sendo cancelado após comunicado do Ministério Público.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.