Aliados de Dilma tentarão desmembrar votação do impeachment, diz Caiado

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2016 10h54
Divulgação Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que Senado não deve reconhecer pedido de Maranhão

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que votará a favor do impeachment de Dilma Rousseff, espera enfrentar na sessão final de votação desta quarta-feira (31) “mais uma tentativa procrastinatória da bancada da presidente”.

Segundo Caiado, o objetivo das “manobras” seria “tentar dificultar a ida do presidente Michel Temer para a China, onde terá um importante encontro com empresários”. Ele acusa: “eles estão querendo voltar àquilo que é matéria vencida”.

O senador diz saber desde terça que os aliados de Dilma tentarão desmembrar a votação pela condenação ou absolvição da petista. Eles querem votar separadamente os dois crimes de responsabilidade que recaem sobre a presidente afastada: as “pedaladas” e os decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso.

A “tropa de choque” de Dilma deve tentar também requisitar ao presidente do STF Ricardo Lewandowski, que conduz o julgamento, a separação das análises de cassação de Rousseff e da inabilitação para exercer qualquer função pública. O senador democrata destaca o “ridículo” que poderia acontecer neste caso, de alguém não ser cassado, mas ser inabilitado para o serviço público. 

Caiado acredita que Lewandowski não aceitará os recursos, mas ressalta: “estamos preparados para um debate que pode se arrastar”. O Palácio do Planalto espera que a votação do impeachment transcorra de modo rápido, a fim de que Temer tome posse às 15h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.