Barbosa entrega projeto do Orçamento de 2016 ao Congresso com previsão de déficit

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2015 16h02
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante entrevista coletiva após reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (Antonio Cruz/Agência Brasil) Antonio Cruz/Agência Brasil Nelson Barbosa fala após reunião da coordenação política

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entregou nesta segunda-feira (31) ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o projeto do Orçamento de 2016. Segundo o ministério, esta é a primeira vez na história que o projeto tem previsão de déficit.

Segundo o deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator do Orçamento para o ano que vem, a proposta foi entregue com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do PIB.

Não entraram na peça orçamentária a criação de um novo imposto para financiamento da saúde, nos mesmos moldes da CPMF. Segundo cálculos do Governo, a arrecadação com o tributo seria de cerca de R% 85 bilhões por ano.

O Orçamento do ano que vem traz previsão de crescimento econômico de 0,2%. A inflação, estimada pelo Governo no texto, é de 5,4% e o salário mínimo previsto é de R$ 865,50.

Acompanhado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, após entregar o texto a Renan Calheiros, os ministros se dirigiram ao Palácio do Planalto para entrevista coletiva em que explicarão detalhes do projeto. Este, também contém dados como a previsão do salário mínimo e as prespectivas para o crescimento da economia e para a inflação.

Mais cedo, o vice-presidente Michel Temer afirmou que as notícias de que o Orçamento teria déficit mostram transparência absoluta do Governo. “Não há maquiagem nas contas”, disse Temer, durante palestra no Fórum Exame, na capital paulista.

A presidente Dilma Rousseff reuniu, nos últimos dias, ministros que integram a “junta orçamentária” do Governo para tentar fechar os números do Orçamento. Neste último sábado (29), após reunião com auxiliares no Palácio da Alvorada, Dilma desistiu, momentaneamente, da ideia de retomar a CPMF (imposto sobre transações bancárias).

Neste domingo (3), após o Governo debater inúmeros cenários para o Orçamento, Barbosa foi comunicar pessoalmente Renan da previsão de déficit, confirmada nesta segunda.

No congresso, o projeto orçamentário é avaliado conjuntamente por deputados e senadores. O texto passa pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), em seguida, precisa ser votado pelo Plenário do Congresso Nacional.

Se aprovado, mesmo que com modificações em relação ao original, o texto segue para sanção da presidência da República. Segundo a Constituição, o Orçamento deve ser aprovado pelo Congresso Nacional até dezembro de cada ano.

Caso isso não aconteça, o Governo só pode gastar no ano seguinte o correspondente a 1/12 do orçamento do ano anterior. Isso ocorre até que o novo Orçamento seja aprovado.

O Orçamento deste ano foi aprovado pelo Congresso apenas em março, com isso, alguns ministérios tiveram que interromper projetos ou retardar verbas previstas para certos programas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.