Boneco “Pixuleco”, que faz alusão a Lula, é rasgado no centro de SP

  • Por Jovem Pan
  • 28/08/2015 18h39
SÃO PAULO, SP, 28.08.2015: LULA-BONECO - Boneco inflável de Lula inicia tour e irá priorizar cartões-postais do país. Nesta sexta-feira (28), passa pelo viaduto do Chá próximo à prefeitura de São Paulo. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress) Zanone Fraissat/Folhapress boneco inflável Lula

O boneco inflável do ex-presidente Lula, que foi visto pela cidade de São Paulo nesta sexta-feira (28) foi atacado por uma mulher contrária ao protesto.

O boneco foi visto nesta manhã sobre a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, na avenida Jornalista Roberto Marinho, zona sul da capital paulista. Nesta tarde, o boneco foi inflado em frente a Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

Segundo Luciana Fonseca, do Movimento Brasil, funcionários da Sub-Prefeitura da Sé pediram para que os manifestantes retirassem o boneco dali, porque infringia a Lei Cidade Limpa e bloqueava o passeio de pedestres.

Luciana disse que um grupo de pessoas contrárias ao protesto se irritou. “Uma mulher chegou com uma faca e começou a furar o boneco”.

“Nós viemos nos manifestar em frente à Prefeitura, pacificamente. Inflamos o boneco. Houve uma tentativa de atacá-lo com cigarro e uma segunda tentativa que, infelizmente foi bem sucedida, em que o boneco recebeu uma facada”, explicou. Segundo Luciana, a população favorável ao protesto chegou a cercar o boneco, mas “a moça conseguiu furar o cerco”.

A mulher que atacou o “Pixuleco”, como é conhecido o boneco inflado representando o ex-presidente Lula, foi detida por guardas municipais e está presa no 3º Distrito Policial. Manifestantes dos três movimentos envolvidos no protesto – Movimento Brasil, Movimento Brasil Melhor e SOS Brasil – estão no DP prestando esclareciemntos e lavrando boletim de ocorrência contra a mulher.

A primeira aparição do Pixuleco

O objeto, usado pela primeira vez nas mais recentes manifestações contra o Governo do último dia 16, é apelidado de “Pixuleco”, nome de uma das fases da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção, cartel e propina na Petrobras.

O boneco que veste o ex-presidente com roupas de presidiário sob o número 13-171 (em referência ao número do PT, 13, e ao número no código penal que tipifica o crime de estelionato) tornou-se “meme”, viralizou nas redes sociais à época do protesto. Apesar das críticas, Lula não é investigado por suposto envolvimento no esquema de corrupção.

Confira abaixo o momento em que o “Pixuleco” é esfaqueado em SP:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.