Cássio Cunha Lima diz que pedirá inclusão da Lava Jato no pedido de impeachment

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/04/2016 13h52
Agência Senado Cássio Cunha Lima

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou, nesta sexta-feira (29), que irá solicitar que os fatos referentes à Operação Lava Jato sejam acrescentados ao processo de impeachment, cuja admissibilidade será analisada pelo Senado. Até agora, a acusação é baseada nos atrasos de pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos referentes a subvenções de crédito agrícola, nas chamadas “pedaladas fiscais”, e a edição de decretos de suplementação orçamentária sem autorização do Congresso. 

“Há uma nítida intenção da defesa da presidente Dilma Rousseff em restringir a acusação. Vamos pedir que a Lava Jato seja incluída no processo. A exclusão da operação no conteúdo do pedido votado na Câmara dos Deputados foi fruto de um acordo parcial entre Dilma e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pois ambos não tinham interesse que a questão entrasse no debate”, acusou Cunha Lima, na Comissão Especial do Impeachment do Senado. 

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, respondeu que incluir novos fatos, classificados por ele como genéricos, como novos indícios no processo, impossibilitaria a atuação da defesa da presidente. “Qual é a acusação da Lava Jato contra Dilma? Qual é o inquérito contra ela?”, questionou. “Teríamos então um processo kafkiano, em que nunca se sabem ao certo quais são as acusações”, finalizou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.