Concentrar coordenação política no PT foi erro do governo, analisa ministro Berzoini

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2015 09h49
Elza Fiuza/Agência Brasil Ricardo Berzoini

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã desta quinta-feira (09) que é preciso admitir os “eventuais equívocos” cometidos pela administração do atual governo. “Concentramos na coordenação política, num primeiro momento, pessoas de um único partido [o PT] em um governo que é composto por várias orientações político-ideológicas”, avaliou.

Para o ministro, Dilma tomou uma importante atitude ao nomear o vice-presidente Michel Temer como articulador do governo: “é um momento fundamental para estabilizar a relação do executivo com o legislativo e produzir um ambiente permanente de diálogo sobre o que vai tramitar no Congresso e como nós podemos separar o que é o debate de governo e conflito normal entre partidos”.

Berzoini também afirmou que, apesar da crise política que envolve o governo e o Partido dos Trabalhadores, ele não retira seu apoio. “Na condição de ministro eu represento um governo plural, mas continuo tendo imenso orgulho não só de ter presidido o partido, mas também de ser um filiado”, assegurou. Para ele, dois grandes problemas atuais são o desgaste causado por 13 anos seguidos na liderança do país e a Operação Lava Jato, que “se coloca em perspectiva que é uma corrupção do PT”.

Regulamentação da Mídia

O ministro falou sobre a migração do sinal analógico para o digital, que exige que as empresas desliguem a faixa de 700mHz. A frequência, vendida em leilão, será usada pelas companhias de telefonia para implantar internet em velocidade 4G.

De acordo com planejamento do governo, até 2018 todos os estados já terão migrado para o sinal digital. “Pretendemos cumprir o calendário de maneira rigorosa, levando em conta que nenhum brasileiro ficará sem sinal de TV, por isso haverá uma ampla campanha publicitária”, explicou.

Os aparelhos televisores mais novos já têm o receptor do sinal digital e os mais antigos precisarão de conversores, para tanto, o governo enviará o adaptador às famílias inscritas no Bolsa Família.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.