Congresso será o “senhor” da reforma da Previdência, diz Temer

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/03/2017 12h51
SP - TEMER/SP/AMCHAM - ECONOMIA - O presidente da República, Michel Temer, participa nesta segunda-feira, na capital paulista, da cerimônia de posse do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio Brasil- Estados Unidos (Amcham) para o biênio 2017/2018. A presidência do Conselho de Administração da Amcham continuará sob o comando do executivo Hélio Magalhães, que também preside o Citi do Brasil. 20/03/2017 - Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO Michel Temer - ae

O presidente da República, Michel Temer, voltou a falar que o Congresso é o “senhor” da reforma da Previdência, sinalizando que reconhece prováveis mudanças no texto que o governo encaminhou ao Legislativo e que está sendo discutido na Câmara. O peemedebista discursou na posse do Conselho Administração da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), na capital paulista. 

“O Congresso é o senhor desta matéria agora porque é lá que se dará o debate”, disse o presidente. Ele lembrou que, após aprovada a proposta, a reforma não dependerá de sanção do Executivo porque a PEC já será promulgada no Congresso. “Nós temos a convicção de que os companheiros congressistas tem consciência da necessidade de se fazer o ajustamento da Previdência”, afirmou. 

Ele destacou que a proposta do Planalto iguala as regras para os diversos setores de empregados e defendeu a idade mínima estabelecida no projeto, de 65 anos, falando que são “pouquíssimos” os países que não têm estabelecido o limite. Ele destacou que a reforma vai ajudar no controle das contas públicas.

Reforma trabalhista

Temer afirmou ainda que a reforma trabalhista é mais facilmente “aprovável” do que uma emenda constitucional, pois precisa apenas de maioria simples na Câmara e no Senado para ser aprovada. “Suponho que logo será aprovada essa readequação trabalhista”, declarou. 

Ele defendeu a valorização das negociações coletivas de trabalho, que consta no projeto, e disse que o projeto regulamenta o que já está garantido na Constituição. 

O presidente destacou o diálogo que o governo estabeleceu com o Congresso e disse que isso garantiu a aprovação de medidas “difíceis”, como o teto de gastos. Para ele, as reformas são “corajosas” e fazem com que o Brasil volte a crescer. “Nós não tomamos medidas populistas, mas temos absoluta certeza de que são medidas populares”, destacou. 

O presidente destacou que populistas são medidas com efeito imediato, mas irresponsáveis. Para as medidas populares, Temer disse que “lá adiante” é que o benefício que elas trazem serão reconhecidos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.