Dilma lamenta morte do “amigo e companheiro” José Eduardo Dutra

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2015 13h41
Ao lado da candidata Dilma Rousseff em 2010 Folhapress José Eduardo Dutra (1957-2015)

Sentido-se “pesarosa” no Facebook, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, “amigo e companheiro”. O ex-presidente Lula também expressou sua “tristeza e luto” pelo falecimento de Dutra (Veja mais abaixo).  José Eduardo Dutra lutava contra um câncer e morreu na madrugada deste domingo (4) aos 58 anos. Ele exercia até o final da vida o cargo de suplente de senador, mas já havia ocupado o cargo legislativo por Sergipe. (Relembre a trajetória)

“Tive o privilégio de conviver com José Eduardo”, lembrou Dilma. Ao lado do atual ministro da Justiça e então deputado federal, José Eduardo Cardozo, e de Antonio Palocci, Dutra ajudou a coordenar a primeira campanha de Dilma à presidência, em 2010, quando ele era presidente do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocpupou de 2010 a 2012, renunciando para cuidar da saúde. O pleito foi considerado histórico pois era a primeira eleição presidencial do PT sem Lula na chapa.

“Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos”, disse ainda a presidente em parte do pronunciamento.

Confira a nota completa da presidente:

Hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra.

Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo. Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidente do Partido os Trabalhadores. Esteve à frente da Petrobras durante o governo do ex-presidente Lula.

Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou a morte do ex-presidente do PT. Em sua conta nas redes sociais, Lula disse que “o Brasil perdeu um de seus mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador”. A mensagem foi assinada pelo ex-presidente da República e por sua mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Confira a nota completa abaixo:

Na madrugada deste domingo, o Brasil perdeu um de seus mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador.

O companheiro e amigo José Eduardo Dutra foi essencial para a construção da CUT no Sergipe, representou o Nordeste com paixão no Senado Federal e, como primeiro presidente da Petrobras dos governos do PT, deu início ao processo de revitalização que realizamos na empresa na última década. Escreveu seu nome na história presidindo o Partido dos Trabalhadores ao longo da eleição da primeira mulher presidenta do Brasil.

Neste momento de tristeza e luto, lamentamos que uma trajetória brilhante tenha sido interrompida tão cedo, e transmitimos nossos sentimentos e toda nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia

__________

Imagem do texto: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abraça o presidente do PT, José Eduardo Dutra, durante comemoração dos 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, em Brasília (DF), em 2011. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.