Dilma não quis discutir plebiscito antes e agora é tarde, diz líder do Governo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/06/2016 18h19
Brasília - O deputado André Moura se anuncia como líder do governo em coletiva na Câmara (Antônio Cruz /Agência Brasil) Antônio Cruz/Agência Brasil André Moura (PSC-SE) - Ag. Brasil

O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou nesta sexta-feira, 10, que a sugestão da presidente Dilma Rousseff de fazer um plebiscito sobre novas eleições, caso reassuma a presidência da República, é tardia. Segundo Moura, diversos partidos propuseram a ideia para Dilma há alguns meses, porém “sua arrogância e prepotência não permitiram” que ela aceitasse debater o assunto. 

“A presidente podia perfeitamente ter sensibilidade de entender que o Brasil chegou ao limite com o governo dela e ter feito essa proposta antes. Ela tinha autoridade para colocar isso em prática, mas quando teve a oportunidade não fez”, disse. “Essa proposta foi feita lá atrás e ela, no alto da sua arrogância, nem se quer quis discutir isso. Portanto agora ela não tem mais legitimidade para fazer essa proposta”, criticou o líder do governo.

Moura não quis comentar a viabilidade da proposta do plebiscito na Câmara, porque diz não ver “possibilidade nenhuma” de Dilma barrar o processo de impeachment no Senado. “Isso é desespero do antigo governo”, comentou. Para ele, a atuação do presidente Michel Temer no Congresso com as medidas econômicas do ministro Henrique Meirelles tem sido satisfatória e a possibilidade de uma nova eleição não seria bem vista pela população.

Somente o Congresso Nacional tem o poder de convocar um plebiscito. A proposta precisaria ser apresentada por no mínimo um terço dos senadores ou deputados e aprovada pelas duas Casas por maioria simples. Ontem, em entrevista veiculada pela TV Brasil, a presidente afastada Dilma Rousseff admitiu pela primeira vez uma consulta popular caso ela reassuma a presidência da República.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.