Eleição de Maia indica ambiente diferente da tensão recente, diz Moreira Franco

  • Por Estadão Conteúdo
  • 22/07/2016 18h23

"Não há nada ilícito Antonio Cruz/ABr Moreira Franco - Ag. Br

O secretário executivo do Programa de Parceria e Investimento (PPI), Moreira Franco, defendeu nesta sexta-feira, 22, o “compromisso democrático” do governo do presidente em exercício, Michel Temer, e o funcionamento das instituições no País “em meio a um ambiente de suspeição”. Franco afirmou ainda que a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara de Deputados indica um ambiente diferente da “tensão” vivida no meio político nos últimos anos.

“O governo do presidente tem compromisso democrático. Isso significa conviver de maneira respeitosa com a Câmara de Deputados e com o Senado Federal, com o parlamento brasileiro”, afirmou Franco, em evento com empresários, no Rio.

“Na Câmara tivemos grandes vitórias, resultados. A eleição de Rodrigo Maia certamente significa um início de ambiente absolutamente diferente de toda a tensão e todo o estresse que o mundo político e a sociedade brasileira viveram nos últimos anos”, completou. O secretário indicou que Maia vai cuidar da “retomada da pauta capaz de tirar o País da crise”.

Para Moreira Franco, o ambiente de “intolerância” no País era pior do que no período da ditadura militar. “Era absolutamente impossível se fazer uma reunião em torno de uma mesa entre o presidente da República, da Câmara e do Senado. Porque não se davam, o ambiente era de suspeição, disputa, intriga e maledicência”, afirmou. 

O secretário aproveitou para reforçar o apoio às instituições brasileiras em um ambiente de instabilidade. “Temos robustez nas nossas instituições. Temos uma presidente afastada, tivemos o presidente da Câmara afastado e do Senado investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Ainda assim, as instituições funcionaram absolutamente dentro do que está escrito na Constituição”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.