Eleições de 2014 causam debates provocativos nas redes sociais

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2014 10h46

As eleições mais disputadas dos últimos 20 anos causam debates cada vez mais acirrados e provocativos nas redes sociais. A intolerância com a escolha política do outro está gerando brigas na internet entre pessoas que eram melhores amigas e até entre parentes.

O professor de antropologia da Unesp Cláudio Bertolli Filho avaliou que discussões tensas sobre política sempre fizeram parte do processo eleitoral brasileiro. Falando ao repórter Victor La Regina, ele afirmou que o comportamento dos eleitores reflete o dos candidatos.

*Ouça os detalhes no áudio

Especialistas são unânimes ao dizer que essas eleições foram as primeiras a ter grande participação das redes sociais. Para o psicólogo e mestre em comunicação, Pedro Del Picchia, o eleitor entende que na internet é preciso ser firme ao expor o seu ponto de vista.

Para evitar confrontos, alguns internautas bloqueiam os comentários de militantes virtuais ou até mesmo os excluem da lista de amizades. Entidade que monitora crimes de ódios na rede, a Safernet diz ter recebido 3.700 denúncias em dias que antecederam o primeiro turno.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.