Marina exclui de programa de Governo casamento igualitário para grupo LGBT e energia nuclear

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2014 17h56

Um dia após o lançamento de seu programa de Governo, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, voltou atrás sobre o capítulo que assegura os direitos civis aos grupos LBGT e afirmou que o texto publicado não era o acordado.

Na proposta original, Marina se comprometeu a “apoiar propostas em defesa do casamento civil e igualitário com vistas à aprovação dos projetos de lei e da emenda constitucional”. Agora, com a reformulação da proposta, ela diz que vai “garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo”.

Foram eliminados trechos em que a candidata se comprometia com a aprovação da lei de identidade de gênero – que garante a alteração de nome e gênero no documento de identidade – e com o lançamento de material didático de conscientização sobre a diversidade sexual.

O texto avisa que o capítulo “LGBT” anunciado anteriormente “não retrata com fidelidade os resultados do processo de discussão sobre o tema durante as etapas de formulação do plano de governo”. Apesar do “contratempo indesejável”, “permanece irretocável o compromisso com a defesa dos direitos civis dos grupos LGBT”.

Assim que o programa foi anunciado, as redes sociais manifestaram apoio à candidata por parte da comunidade LGBT, ao mesmo tempo em que pastores e políticos da bancada evangélica dispararam críticas e afirmaram que retirariam seu apoio à campanha de Marina.

O capítulo sobre fontes de energia também foi alterado da proposta em sua versão original. Na errata, o PSB lamentou ter incluído a energia nuclear como uma das alternativas para o aperfeiçoamento da matriz energética do Brasil. O texto original pretendia “aperfeiçoar e aumentar a escala dos atuais programas de promoção de energias fotovoltaica e eólica, utilização do hidrogênio em células combustíveis e energia nuclear”. Alegando “erro de revisão”, o programa agora se concentra apenas no trecho que cita fontes de energia renováveis.

Como diz o novo texto, “os princípios que vão regular a expansão da produção de energia para o desenvolvimento sustentável do país no governo Marina Silva- Beto Albuquerque são os que estão listados na pág. 65, em especial o item 3 – “realinhamento da política energética para focar nas fontes renováveis e sustentáveis, tanto no setor elétrico como na política de combustíveis, com especial ênfase nas fontes renováveis modernas (solar, eólica, de biomassa, geotermal, das marés, dos biocombustíveis de segunda geração)”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.