Em entrevista, Trump contradiz Casa Branca sobre demissão de diretor do FBI

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/05/2017 15h01
SBM10 NORTH CHARLESTON (ESTADOS UNIDOS), 17/02/2017.- El presidente de EE.UU., Donald J. Trump, pronuncia su discurso durante la presentación del avión 787-10 del fabricante Boeing en su planta de North Charleston, Estados Unidos, hoy 17 de febrero de 2017. El avión se lanzará al mercado el 2018. EFE/Stephen B. Morton EFE/Stephen B. Morton Donald Trump EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava decidido a demitir o diretor do FBI, James Comey, mesmo antes de ouvir a opinião do Departamento de Justiça.

A afirmação, feita pelo próprio republicano em entrevista à rede de televisão NBC, contradiz um comentário da Casa Branca na quarta-feira, quando foi oficializada a saída de Comey. Na ocasião, a vice-porta-voz Sarah Huckabee Sanders afirmou que a decisão foi tomada após o secretário de Justiça, Jeff Sessions, e seu vice admitirem a Trump preocupações sobre o então diretor do Escritório Federal de Investigação.

Na entrevista, Trump também afirmou que o órgão estava passando por problemas sob a administração de Comey, a quem chamou de “pavão”.

“Olhe, ele gosta de aparecer, o FBI estava uma bagunça. Todos sabem disso. Um ano atrás, o FBI estava um caos e não se recuperou desde então”, afirmou o republicano.

Trump também disse ter perguntado explicitamente a Comey se ele, o presidente, estava sendo investigado como parte do inquérito aberto pelo FBI sobre a suposta intervenção russa na campanha de 2016.

“Eu perguntei, sim”, disse. “Ele respondeu que não”.

O diretor interino do FBI, Andrew McCabe, não confirmou esse diálogo durante a audiência no Senado que trata do caso. MacAbe também negou que Comey tenha perdido a confiança de seus subalternos no órgão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.