Em nota, PF diz que não informou conteúdo da operação a ministro da Justiça

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/09/2016 12h49
Rio de Janeiro - A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta manhã os trabalhos da 30ª fase da Operação Lava Jato, a operação Vício. Na foto carros da Polícia Federal chegam com malotes e computadores na sede da polícia, região portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Tânia Rêgo/Agência Brasil Polícia Federal - AGBR

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 26, a Polícia Federal informou que o Ministério da Justiça não foi avisado sobre o conteúdo da Operação Omertà, deflagrada, também nesta segunda, e cujo alvo principal é o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci. Porém, sugeriu ao titular da pasta, Alexandre de Moraes, que não se ausentasse de Brasília, pois o caso poderia demandar sua atuação.

A PF explicou que a conduta adotada desta vez é padrão. Esclareceu ainda que, em relação à 35ª fase da Lava Jato, o procedimento de “compartimentação e cuidado com a informação, que caracterizaram as quase 500 operações deflagradas este ano”, foi o mesmo.

“Somente as pessoas diretamente responsáveis pela investigação possuem conhecimento de seu conteúdo”, diz a nota, acrescentando que as datas de “desencadeamento das operações especiais de polícia judiciária são acompanhadas “apenas pelos responsáveis pela coordenação operacional”.

“Como já foi amplamente demonstrado em ocasiões anteriores, o Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação”, explicou a PF.

Ao participar de um evento, no ultimo domingo, 25, em Ribeirão Preto, o ministro da Justiça declarou publicamente que haveria mais uma fase da Operação Lava Jato esta semana. Ele foi criticado por antecipar uma ação revestida de sigilo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.