Em Paris, Serra volta a defender semipresidencialismo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 30/05/2016 11h48
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião deliberativa com 40 itens. Na pauta, PLS 51/2015, que libera o abastecimento de água por fontes alternativas; e PEC 62/2015, que veda a vinculação remuneratória automática entre subsídios de agentes públicos. (2ª Parte): Deliberação das emendas da comissão ao PLN 7/2015 - Orçamento 2016. Em pronunciamento, senador José Serra (PSDB-SP). Foto: Pedro França/Agência Senado Pedro França/Agência Senado José Serra - Ag. Senado

Depois de passar por Cabo Verde, em sua primeira viagem internacional fora das Américas como novo ministro das Relações Exteriores, José Serra voltou a defender nessa segunda-feira, 30, em Paris, a adoção do semipresidencialismo no Brasil.

O chanceler se recusou a comentar a instabilidade política em Brasília, mas fez elogios rasgados ao sistema político do país africano e ao de Portugal, nações que têm presidente e primeiro-ministro.

Serra esteve na sexta-feira e no sábado em Cabo Verde, primeira escala de sua viagem internacional que tem a França como segunda etapa. 

Na capital, Praia, encontrou-se com o presidente, José Carlos Fonseca, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, quando tratou de assuntos como a cooperação nas áreas de saúde, educação e militar e a realização do congresso dos países de língua portuguesa. 

Ao comentar sobre a viagem, derivou de forma espontânea para o sistema político do país, que elogiou. “Eles tem um sistema semipresidencialista, que é precisamente o que eu acredito que seria o melhor para o Brasil. Tem o primeiro-ministro, que cuida do governo, e o presidente, que cuida dos assuntos do Estado”, descreveu.

Questionado se acharia adequada a adoção do modelo semipresidencialista como o da França no Brasil, Serra ponderou: “Como em Portugal, que talvez seria o mais parecido”. “É semi porque tem eleição direta para presidente. O presidente não é eleito pelo Congresso, como é na Itália ou na Alemanha”, afirmou

Serra também rasgou elogios a Cabo Verde. “É um país que tem o segundo índice mais baixo de corrupção da África, é um dos três países de renda média na África. É quase um modelo do ponto de vista da região”, reiterou.

Embaixadas

Sobre a perspectiva de fechamento de embaixadas do Brasil na África e as especulações de que as representações em Serra Leoa e Libéria seriam as duas primeiras atingidas, o chanceler negou que haja qualquer decisão nesse sentido – e acusou a oposição do PT de inventar a informação.

“Isso não tem nada a ver. É uma onda sem pé, nem cabeça. Eu apenas mandei fazer uma análise da utilidade e dos custos de cada embaixada. É uma providência elementar”, justificou. “Como esse pessoal do PT não tem nada para falar a respeito do atual quadro, ficam caraminholando em torno dessas coisas”, afirmou.

Serra reiterou o interesse do Brasil em se aproximar da África. “Para nós, (a visita) foi um primeiro contato com a África, claro que em uma região bastante restrita, mas um começo de preparação para o encontro Brasil-África que faremos no ano que vem”, disse. 

“A África subsaariana cresceu entre 2000 e 2010 ao ritmo equivalente ao dobro da América do Sul, e de 2010 a 2016 a um ritmo equivalente ao triplo. É um mercado crescente para nós e que nos interessa bastante,” concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.