Ex-deputado Eduardo Cunha é preso pela Polícia Federal

  • Por Jovem Pan/Estadão Conteúdo
  • 19/10/2016 13h42
José Cruz/Agência Brasil Eduardo Cunha

O ex-deputado Eduardo Cunha teve o pedido de prisão preventiva decretado pelo juiz federal, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. 

Cunha foi preso pela Polícia Federal no início da tarde desta quarta-feira (19), próximo ao seu apartamento, em Brasília. Mais cedo, uma ação da Lava Jato foi deflagrada no Rio de Janeiro, pois a polícia acreditava que o ex-deputado estava na capital fluminense. 

Cunha ainda possui um imóvel funcional da Câmara dos Deputados e recebeu na última segunda-feira (19) uma intimação para deixar o local. O ex-deputado acreditava que, estando no apartamento da Câmara, estaria imune a uma busca e apreensão. Além da prisão, Moro decretou o bloqueio de R$ 220,7 milhões do ex-parlamentar no Brasil. No decreto de 40 páginas, o juiz mostra que o Ministério Público tem razão ao pedir a prisão de Cunha porque ele teria como atrapalhar as investigações ou alterar provas. Outro argumento do pedido de prisão é a chamada “ordem pública”, em que se argumenta que, se ficasse solto, Cunha ofereceria risco à paz social.  

Eduardo Cunha é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal pela manutenção de contas secretas na Suíça que teriam recebido propina no esquema na Petrobras.

Nesta ação, a segunda em que Cunha é réu na Lava Jato, o deputado cassado teria recebido em suas contas na Suíça propinas de ao menos R$ 5 milhões referentes a aquisição, pela Petrobras, de 50% do bloco 4 de um campo de exploração de petróleo na costa do Benin, na África, em 2011. O negócio foi tocado pela Diretoria Internacional da estatal, cota do PMDB no esquema de corrupção.

Parte destes recursos foi repassada para Cláudia Cruz, também em contas no exterior, e a transação está sendo investigada na ação contra a mulher do peemedebista.

O peemedebista sempre negou ser proprietário das contas no exterior que foram descobertas pelo Ministério Público da Suíça em cooperação com os investigadores brasileiros. O peemedebista chegou a ser investigado no país europeu, mas graças a um acordo de cooperação, o MP suíço encaminhou o caso para que fosse julgado pelas autoridades brasileiras já que, mesmo que fosse condenado naquele país, ele não poderia ser extraditado por ser cidadão brasileiro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.