Formato da reforma política divide especialistas; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2014 07h57

O formato da reforma política divide especialistas, embora a expectativa de pouca abrangência das mudanças seja unanimidade entre eles. Uma das principais bandeiras do segundo mandato de Dilma Rousseff será fazer um plebiscito para o eleitor responder a perguntas sobre a reforma.

Outras correntes defendem que o debate tenha início no Congresso Nacional para depois ser referendado ou não pelos brasileiros. Em entrevista a Anchieta Filho, o especialista em direito eleitoral Arthur Rollo explicou a diferença entre o plebiscito e o referendo.

*Ouça os detalhes no áudio

O diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, disse que o plebiscito vai obrigar o eleitor a responder a uma enciclopédia. Falando a Thiago Uberreich, ele defendeu que haja primeiro a discussão no Congresso e depois a consulta popular.

Ao contrario Abramo, o fundador do site Congresso em Foco tem uma visão mais utópica. Sílvio Costa avaliou que a reforma sendo feita por políticos nunca vai sair do papel, já que existe uma distância grande entre eles e a população.

Para Costa, tanto faz um plebiscito ou referendo sobre a reforma política. Ele defende, no entanto, que as bases do debate como financiamento público, voto distrital e reeleição devam surgir de ações populares.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.