Governo quer diálogo com Congresso para aprovar ajuste fiscal

  • Por Agência Brasil
  • 04/05/2015 15h02

Nos últimos 13 anos Reprodução Presidente Dilma Rousseff fala sobre salário mínimo do Dia dos Trabalhadores

As medidas de ajuste fiscal que alteram regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários propostas pelo governo e que estão em discussão no Congresso Nacional foram tratadas hoje (4) na reunião de coordenação política entre a presidente Dilma Rousseff, ministros e o vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo o ministro da secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, nesta semana o governo vai intensificar o diálogo com o Congresso Nacional para assegurar a aprovação do ajuste.

O ministro disse também que o governo está aberto a sugestões dos parlamentares. “Quando o governo se abre ao diálogo, tem que acatar sugestões. Foi mandada uma proposta, o governo tem avaliado as propostas feitas em cima da original e, naquilo que não descaracteriza os fundamentos do ajuste, o governo está aberto e tem dialogado”, disse.

Semanalmente, a presidente reúne o grupo que integra a coordenação política para discutir os temas de interesse do governo. Hoje, os ministros da área de econômica, Joaquim Levy, da Fazenda, e Nelson Barbosa, do Planejamento, também participaram.

O ministro Edinho Silva também acredita que foi positivo o impacto dos vídeos da presidente Dilma divulgados nas redes sociais no 1° de maio, Dia do Trabalhador. Pela primeira vez, a presidente não fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, preferindo se manifestar por meio das redes. “É uma experiência nova para o governo, para os internautas, e o balanço foi positivo. Vamos intensificar o diálogo não só da presidente, mas de outros integrantes do governo”, disse.

Estiveram também na reunião de coordenação política os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; da secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, das Cidades, Gilberto Kassab; da Defesa, Jaques Wagner da secretaria-geral, Miguel Rossetto e das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Agora à tarde, o vice-presidente Michel Temer vai se reunir com líderes de partidos da base aliada do governo e deve tratar das negociações para a aprovação da Medida Provisória 664, que altera normas de pensão, e da Medida Provisória 665, que altera as regras do seguro-desemprego, seguro defeso e abono salarial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.