Justiça concede direito à prisão domiciliar a Cavendish, Assad e Cachoeira

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2016 20h14
Rio de Janeiro - Empresário Carlinhos Cachoeira (de preto), o ex-diretor da Delta, Cláudio Abreu (de branco) e o empresário Adir Assad (de jaqueta) embarcam na viatura da Polícia Federal (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil O ex-diretor da Delta Cláudio Abreu (de branco)

O desembargador Ivan Athiê concedeu nesta sexta-feira (1º) o direito à prisão domiciliar dos empresários presos nesta quinta (30), no âmbito da Operação Saqueador.

Fernando Cavendish, Carlinhos Cachoeira e Adir Assad, bem como Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta Construções e Marcelo José Abud responderão a ação em prisão domiciliar. A Operação Saqueador investigou o esquema de lavagem de dinheiro do grupo usando verbas públicas.

Athiê, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES), acatou o pedido da defesa de Carlinhos Cachoeira e estendeu o benfício aos demais envolvidos.

Cavendish, que não está no Brasil, quando chegar ao País não será mais encaminhado a uma carceragem, mas terá de ficar em casa. Como o processo tramita em segredo de justiça, o TRF-2 não confirmou nem negou a concessão do benefício aos presos.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, uma das decisões do desembargador exige que os empresários se afastem do comando das empresas investigadas. Eles também estão proibidos de viajar e devem entregar seus respectivos passaportes à Justiça.

Ação Penal

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio, abriu ação penal nesta sexta-feira contra os investigados da Operação Saqueador. O Ministério Público Federal acusa o empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta Construções S/A, os operadores Carlinhos Cachoeira, Adir Assad e Marcelo Abbud de lavagem de R$ 370 milhões entre 2007 a 2012, na Operação Saqueador.

A Procuradoria da República, no Rio, ofereceu denúncia contra Fernando Cavendish e mais 22 pessoas envolvidas em esquema de lavagem envolvendo verbas públicas federais. Dentre os denunciados estão executivos, diretores, tesoureira e conselheiros da empreiteira, além de proprietários e contadores de empresas fantasmas, criadas por Carlinhos Cachoeira, Adir Assad e Marcelo Abbud.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.