Lula diz que disputa eleições de 2018 “se necessário” e que Dilma errou

  • Por Jovem Pan
  • 28/08/2015 10h08
SÃO PAULO,SP,22.06.2015:INSITUTO-LULA-CONFERÊNCIA - O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (22), a conferência ?Novos desafios da democracia?, seguido de debate com o ex-presidente do Governo da Espanha, Felipe González. O evento, realizado em parceria com as Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo, conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Folhapress Ex-presidente Lula durante o seminário "Novos Desafios da Democracia"

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (28) que ainda não é candidato do PT à Presidência para 2018, mas se coloca à disposição “para que a oposição não ganhe”. Lula também assumiu erros na política econômica da presidente Dilma no primeiro mandato. O ex-presidente disse ainda que “ninguém sabia” do esquema de corrupção na Petrobras desvendado pela Operação Lava Jato.

As declarações do ex-presidente foram dadas em entrevista à Rádio Itatiaia, em Montes Claros, região norte de Minas Gerais, onde Lula participa de ato com o governador petista Fernando Pimentel. (Ouça trechos acima)

Sobre 2018, Lula afirmou: “Sinceramente, eu não posso dizer que sou ou que não sou (candidato em 2018), eu sinceramente espero que tenha outras pessoas para seram candidatas. Agora, uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”.

Ao reconhecer falhas na condução da economia de sua afilhada política, o ex-presidente disse: “Lógico que teve erros, se não tivesse erro a gente não tinha chegado onde nós chegamos, e a Dilma reconhece que houve erro. Acho que houve alguns equívocos nosso (sic) na questão econômica, e que Dilma tentou consertar quando propôs o ajuste fiscal”.

Sobre o esquema de propina, cartel e desvio de dinheiro na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, o ex-presidente, que nomeou alguns dos ex-diretores da estatal presos, garantiu que só soube dos ilícitos quando o doleiro Alberto Youssef teve telefonemas interceptados.

“Eu até gostaria de ter sabido antes. Eu não sabia, a Polícia Federal não sabia, a imprensa não sabia, o Ministério Público não sabia, a direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou um tal de Youssef, que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros cara (sic). Ninguém sabia”.

Ouça no áudio do começo do texto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.