Lula teria 47% de rejeição nas eleições de 2018, segundo Datafolha

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2015 19h08

Lula não se sairia bem nas eleições de 2018

Folhapress Lula

Nos últimos dias 25 e 26, o Datafolha realizou uma pesquisa para projetar como seriam as eleições no atual cenário de crise econômica, com quatro possível cenários. Segundo o levantamento, quem mais se beneficiou com o cenário foi a candidata Marina Silva (Rede), que ficou com a terceira posição em 2014. A pesquisa contou com 3.541 entrevistados. 

Marina Silva subiu três pontos em relação a última pesquisa, de 18% para 21%. Ela aparece tecnicamente empatada com o ex-presidente Lula, que marcou 22% na pesquisa. O tucano Aécio Neves lidera com 31%, mas na pesqusia anterior marcou 35%. 

 Agora, quando o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin (atual governador do estado de São Paulo que já se candidatou à Presidência em 2006), o partido fica em terceiro lugar, com uma diferença de quatro pontos para Lula (22%) e de dez em relação a Marina Silva (28%). Ou seja, dificilmente chegaria ao segundo turno.

O curioso da pesquisa, entretanto, é que, para 47% dos eleitores, as campanhas presidenciais e Aécio ou Alckmin e Marina não fazem diferença. Quase metade dos entrevistados pelo Datafolha não votaria em Lula de forma alguma.

A taxa de rejeição só não é recorde por cinco pontos percentuais, porque a maior da história é a de Ulysses Guimarães em 1989, quando disputava pela Presidência em 1989, pelo PMDB. Naquele ano, em que Lula perdeu para Fernando Collor, a pesquisa realizada apontava que 52% dos eleitores não votaria em Guimarães.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.