Manifestações contra o Governo levaram 794 mil às ruas do Brasil, diz PM

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2015 19h19
Protesto em Brasília EFE Boneco inflável de Lula presidiário

As manifestações contra o Governo Dilma Rousseff ocorreram em pelo menos 59 cidades de todos os Estados do Brasil, além do Distrito Federal, neste domingo (16). Segundo divulgações das Polícias Militares estaduais, o ato reuniu em torno de 794 mil pessoas pelo País.

Em Brasília, os participantes saíram do Museu Nacional por volta das 11h e caminharam rumo ao Congresso carregando faixas e cartazes que pediam a saída da presidente Dilma Rousseff. Em frente à Catedral de Brasília, fizeram uma pausa e rezaram, de mãos dadas, o Pai Nosso. Seguiram então para o gramado do Congresso onde estenderam faixas e entoaram gritos de “Fora Dilma” e “Fora PT”.

Ao final da caminhada, o grupo leu um panfleto de apoio à Operação Lava Jato e com mensagens direcionadas ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Por fim, se dirigiram à presidente com gritos de “Pede pra sair”, uma referência ao filme Tropa de Elite.

Na Avenida Paulista, em São paulo, cerca de 135 mil pessoas, segundo o Datafolha, participaram do protesto. De acordo com a Polícia Militar, 350 mil estiveram no ato. A manifestação em São Paulo se estendeu por toda a Avenida, com maior concentração na região do Museu de Arte (Masp).

Segurada por centenas de pessoas, uma grande bandeira com as cores do Brasil foi estendida pela avenida. A maior parte dos manifestantes vestia a camisa nas cores verde e amarelo ou usava a bandeira do Brasil nas costas. Tiveram também muitas faixas que demonstravam apoio ao juiz Sérgio Moro [da Operação Lava Jato].

Em Belo Horizonte, o protesto ficou concentrado na Praça da Liberdade e contou com a presença do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.

Aécio chegou a subir em dois trios elétricos na Praça da Liberdade e a fazer um breve discurso. “Chega da tanta mentira, tanta corrupção e tanto desprezo ao povo brasileiro. E viva vocês (…) Meu partido é o Brasil”, disse.

No Rio de Janeiro, uma caminhada de cinco horas pela orla de Copacabana marcou o protesto dos cariocas. A caminhada foi acompanhada por cinco carros de som por cerca de dois quilômetros, sob sol escaldante.

Os discursos, no Rio, variavam nos carros de som, mas a maioria dos cartazes e faixas pedia o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Manifestação no Instituto Lula, em SP

Em ato em defesa da democracia realizado em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a Polícia Militar estimou a presença de cerca de 600 pessoas.

O secretário municipal de Transportes de SP, Jilmar Tatto ironizou as manifestações realizadas pelo País. “É um ato político/partidário de quem não aceitou a eleição. Criança que perdeu o pirulito e não se conforma. Medo do Lula voltar em 2018”. Segundo Tatto, se o ex-presidente Lula cuidasse apenas do Instituto que leva seu nome e falasse apenas de seu legado, ninguém se importaria com ele e reiterou: “o medo é dele em 2018”.

O presidente da entidade, Paulo Okamoto, também falou sobre as manifestações e destacou a ordem e a exposição de opiniões. “Festa democrática. As pessoas estão indo para a rua, colocar as suas opiniões, as suas reivindicações de maneira pacífica e ordeira e, portanto, é uma coisa bacana, contra a corrupção, a favor do Ministério Público. É uma coisa bastante bacana no Brasil”, disse.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.