Protesto em Brasília chega ao fim; sete manifestantes foram presos e 49 ficaram feridos

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 24/05/2017 14h47
DF - JBS/TEMER/PROTESTOS/CENTRAIS/BRASÍLIA - POLÍTICA - Tumulto entre policiais e manifestantes durante ato convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e outros sindicatos de várias partes do Brasil, nesta quarta-feira, 24, em Brasília. Os policiais usaram bombas de gás para dispersar os manifestantes. O grupo protesta contra as reformas trabalhista e previdenciária e pela saída do presidente Michel Temer (PMDB). 24/05/2017 - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO Polícia e manifestantes se enfrentam em Brasília

A tensão tomou conta de Brasília nesta quarta-feira (24). Aproximadamente 35 mil pessoas se concentraram na Esplanada dos Ministérios para protestarem contra as reformas e o presidente Michel Temer. Foram quase seis horas de manifestação, que acabou sendo marcada pelos confrontos entre manifestantes e policiais, o vandalismo nos prédios dos ministérios e a presença de homens do Exército e até da Marinha para garantir a Lei e a Ordem.

Ao longo da tarde, os manifestantes chegaram a atear fogo nos Ministérios da Agricultura e da Fazenda, e todos os prédios foram evacuados. A Casa Civil da Presidência da República determinou a liberação de todos os funcionários que trabalham na Esplanada dos Ministérios. A decisão foi tomada diante da violência de alguns grupos no local.

A multidão que estava presente no gramado entre os prédios do Itamaraty e do Ministério da Justiça foi dispersada apenas com o lançamento de bombas. Acuados, os manifestantes foram conduzidos até a região da rodoviária de Brasília, onde se encontram os ônibus que os levaram até a capital. Pequenos grupos resistiram e seguiram o protesto, mas com a polícia controlando todas as ações.

Neste momento, militares do Exército fazem a segurança da Esplanada e dos prédios públicos e helicópteros sobrevoam o palácio presidencial. Segundo informações do repórter da Jovem Pan, José Maria Trindade, esse foi um dos piores protestos já registrados na capital federal. De acordo com a polícia, sete pessoas foram detidas e 49 ficaram feridas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.