Maranhão amplia “feriado junino” na Câmara dos Deputados

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/06/2016 08h59
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à promulgação da Emenda Constitucional 85/2015, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. Em pronunciamento, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Waldir Maranhão - Agência Senado

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu prolongar o “feriado junino” dos parlamentares. Em comunicado, Maranhão informou aos colegas que não haverá sessões deliberativas na Casa na próxima semana. Assim, os deputados emendarão os dias de folga desta semana por causa das festas de São João e ficarão 12 dias longe da atividade parlamentar em Brasília.

Pela determinação do presidente interino, a próxima semana terá apenas sessões solenes, de debates e audiências públicas. Informalmente, o motivo do cancelamento das sessões se deve ao Dia de São Pedro (29 de junho). 

“A decisão foi motivada pelos festejos juninos, durante os quais há grande mobilização popular, especialmente na região Nordeste do País. Trata-se de uma iniciativa tradicional para o período”, disse a assessoria da presidência da Câmara. Os deputados só voltarão ao trabalho no dia 4 de julho, quando haverá sessão de votação.

Primeiro a se manifestar contra a folga prolongada, o líder da bancada do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), chamou de “inadmissível” a suspensão das sessões deliberativas. “Em um momento como este, é inadmissível que uma decisão unilateral do presidente interino paralise os trabalhos durante uma semana”, afirmou o tucano.

A determinação de Maranhão não impede que as comissões temáticas da Casa funcionem nesse período de folga. O Conselho de Ética têm reuniões marcadas para a próxima semana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.