Marcelo Odebrecht e executivos de empreiteira farão acordo de delação premiada

  • Por Jovem Pan
  • 22/03/2016 21h31
01/05/2013. REUTERS/Enrique Castro-Mendivil/Files Reuters Marcelo Odebrecht

No mesmo dia em que foram alvo da 26ª fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal, que disse ter identificado um departamento de pagamento de propina funcionando dentro da empresa, executivos da Odebrecht decidiram fazer acordo de delação. Entre os nomes que farão o acordo está, inclusive, o do ex-presidente Marcelo Odebrecht, preso desde junho do ano passado.

A Odebrecht decidiu também por fazer um acordo de leniência, para poder voltar a obter contratos com o poder público, de acordo com informações do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Em nota, a Odebrecht afirmou que “avaliações e reflexões” de acionistas e executivos levaram a empresa a decidir pela colaboração com as investigações da Operação Lava Jato. “Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor”, continua a nota.

Confira abaixo a nota da Odebrecht na íntegra:

“As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato.

A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União.

Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor.

Na mesma direção, seguimos aperfeiçoando nosso sistema de conformidade e nosso modelo de governança; estamos em processo avançado de adesão ao Pacto Global, da ONU, que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores reconhecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; estabelecemos metas de conformidade para que nossos negócios se enquadrarem como Empresa Pró-Ética (da CGU), iniciativa que incentiva as empresas a implantarem medidas de prevenção e combate à corrupção e outros tipos de fraudes. Vamos, também, adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.

Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato – que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país – seguimos acreditando no Brasil.

Ao contribuir com o aprimoramento do contexto institucional, a Odebrecht olha para si e procura evoluir, mirando o futuro. Entendemos nossa responsabilidade social e econômica, e iremos cumprir nossos contratos e manter seus investimentos. Assim, poderemos preservar os empregos diretos e indiretos que geramos e prosseguir no papel de agente econômico relevante, de forma responsável e sustentável.

Em respeito aos nossos mais de 130 mil integrantes, alguns deles tantas vezes injustamente retratados, às suas famílias, aos nossos clientes, às comunidades em que atuamos, aos nossos parceiros e à sociedade em geral, manifestamos nosso compromisso com o país. São 72 anos de história e sabemos que temos que avançar por meio de ações práticas, do diálogo e da transparência.

Nosso compromisso é o de evoluir com o Brasil e para o Brasil”.

*Com informações de Jornal Nacional e Revista Veja

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.