Membros de quadrilha são presos por desviar dinheiro público do Sest/Senat

  • Por José Maria Trindade/Jovem Pan
  • 19/09/2014 16h13
BELO HORIZONTE, MG, BRASIL, 04-11-2013: O senador Clésio Andrade (PMDB) durante oficializa sua renúncia ao cargo, por problemas de saúde, em Belo Horizonte (MG). Em nota enviada à imprensa, o parlamentar afirma que vai se dedicar a um tratamento médico nos próximos meses, mas não especifica o problema de saúde enfrentado. (Foto: Mariela Guimarães/O Tempo/Folhapress) Mariela Guimarães/O Tempo/Folhapress Clésio Andrade

Quatro integrantes de uma quadrilha que desviava dinheiro do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foram presos nesta sexta. A polícia ainda cumpre outros mandados de busca e apreensão.

O grupo desviava dinheiro público originalmente destinado a treinar profissionais. Os recursos passavam por empresas fantasmas e voltavam às mãos de diretores do Sest/Senat.

R$ 20 milhões foram desviados.

Policiais apreenderam carros, jóias e imóveis comprados com dinheiro público, assim como dólares e obras de arte.

Entre os acusados, está o ex-senador Clésio Andrade (PMDB – MG). Ele renunciou em julho, para evitar o julgamento direto no Supremo Tribunal Federal, pelo caso do mensalão do PSDB de Minas Gerais.

Andrade foi vice-governador de Minas durante o primeiro mandato do senador e candidato à Presidência, Aécio Neves.

Como funcionava o esquema

Diretores do Sest/Senat faziam contratações como se fossem treinar profissionais e fazer a reciclagem de mão de obra e recebiam dinheiro para isso. Passavam, então, o dinheiro para várias entidades sob nome de parentes e, depois, os recursos retornavam a eles.

Para se ter uma ideia, um lava-rápido recebeu mais de R$ 1 milhão desse dinheiro, o que provocou a desconfiança dos investigadores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.