Morre ex-presidente da Petrobras e do PT José Eduardo Dutra; relembre a trajetória

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2015 11h51
Antonio Cruz/Agência Brasil José Eduardo Dutra durante reunião executiva do PT em 2010

José Eduardo de Barros Dutra morreu na madrugada deste domingo (3) aos 58 anos. Ele foi senador da República pelo estado do Sergipe de 1995 a 2003. Petista, Dutra assumiu a presidência da Petrobras logo em seguida, ficando pouco mais de dois anos, de 2003 a 2005. Ele também foi presidente do Partido dos Trabalhadores, ajudando a eleger Dilma em 2010.

José Eduardo Dutra lutava contra um câncer. O ex-senador morreu em sua casa em Belo Horizonte, onde será velado hoje e onde será realizada uma cerimônia fúnebre na segunda-feira antes de ser cremado.

Trajeto

Carioca de nascimento, ele formou-se em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e trabalhou no planejamento de mina de potássio em Taquari-Vassouras, no Sergipe.

Presidiu o sindicato dos mineiros do estado nordestino e também dirigente nacional da Central Única dos trabalhadores (CUT). Desenvolveu sua carreira política no estado de Sergipe junto com Marcelo Déda, outro importante líder do PT que morreu em 2013.

Após tentativa frustrada de eleger-se governador do Sergipe, conseguiu tornar-se senador pelo estado, fazedo enérgica oposição ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Depois de cumprir seu mandato de oito anos, presidiu a Petrobras, de 2003 até julho de 2005, logo após a ascensão de Lula ao poder. Ele retornaria à companhia petroleira, como presidente da Petrobras Distribuidora, de 2007 a 2009.

Dutra ainda foi eleito para a presidência do PT de 2010 a 2012. À época, ajudou a coordenar a primeira eleição da presidente Dilma Rousseff, em 2010, à época histórica por ser a primeira do PT sem Lula na chapa. Na campanha, trabalhou ao lado do atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Foi sucedido pelo atual presidente da sigla Rui Falcão, após renunciar por problemas de saúde.

Depois, ainda foi suplente do Senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) em seu mais recente mandato (desde 2010), cargo que exerceu até sua morte. Valadares está em seu terceiro mandato seguido e é senador desde 1995.

Com informações adicionais da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.