Não há confisco ou sequestro do FGTS, diz ministro do Planejamento

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/06/2017 17h44
Brasília - O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil ministro interino do Planejamento

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que não há e nunca houve nenhuma cogitação do governo de sequestro, confisco e retenção do FGTS de ninguém. Segundo ele, o que houve e já foi abandonada é uma discussão técnica sobre o parcelamento dos saques do FGTS.

“Isso nunca foi uma decisão do governo, nem minha e nem de outro ministro do governo”, disse, durante audiência na Comissão Mista do Orçamento (CMO). Na audiência, ele disse que não dá para fechar os olhos para o aumento dos gastos com a Previdência. 

Emendas

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, antecipou que o governo está avaliando a possibilidade prorrogação do prazo de cancelamento de emendas. “O governo deve se pronunciar em breve”, disse.

Durante audiência na Comissão Mista do Orçamento, o governo foi acusado pela oposição de estar favorecendo apenas emendas dos parlamentares da base do governo. 

Em resposta, Oliveira disse que o pagamento segue a norma constitucional, que é o pagamento proporcional, ressalvado as impossibilidade técnicas e de execução dos convênios. “Há convênios com cláusulas suspensivas e que não podem ser executados”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.