“Não tem nesse País uma viva alma mais honesta que eu”, diz Lula

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2016 11h14
Reprodução/ Instituto Lula Lula fala a blogueiros no Instituto Lula

Em entrevista a blogueiros no Instituto Lula em São Paulo nesta quarta (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se defendeu de acusações que envolvem seu nome na Operação Lava Jato. Lula foi citado por supostamente ter feito lobby irregular de empresas brasileiras no exterior.

“Não tem nesse País uma viva alma mais honesta que eu”, disse Lula, citando as igrejas, o Ministério Público e a Polícia Federal. Segundo o ex-presidente, no máximo é possível encontrar pessoas tão honestas quanto ele nesses recintos. Em outra pergunta, Lula prometeu “processar todo mundo” da imprensa que publicar “mentiras” contra ele.

Confira 13 das principais frases ditas por Lula durante a entrevista

O ex-presidente também elogiou carta de mais de 100 advogados que criticaram procedimentos da Operação Lava Jato. “Achei um manifesto pertinente, atualizado e acho que está na hora de a sociedade brasileira acordar e pedir mais democracia, mais direitos humanos e respeito às instituições”, afirmou.

Lula condenou o que chamou de “execração pública” que estaria acontecendo no Brasil e o suposto poder da mídia de condenar as pessoas que ainda não foram julgadas. “No Brasil nesse momento nem habeas corpus as pessoas estão conseguindo”, disse, afirmando que nem na época da Ditadura militar era tão difícil conseguir a garantia jurídica.

Lula também prometeu “participar ativamente do processo eleitoral” de 2016 e disse em seguida acreditar que Fernando Haddad vai ser reeleito prefeito de São Paulo.

“O PT está sendo criminalizado, e não é a primeira vez que o PT está sendo criminalizado, e (o Partido dos Trabalhadores) precisa reagir, fazendo o embate político”, afirmou. “Vou continuar com a consciência tranquila”, disse Lula.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.