“Não vai ter golpe” x “Fora quadrilha”: manifestantes entram em confronto na Av. Paulista; veja vídeo

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2015 15h58
Danillo Oliveira/ Jovem Pan - Reprodução Manifestantes anti e pró-governo brigam na Avenida Paulista

Um grupo de 10 a 15 pessoas contrárias à manifestação antigoverno na Avenida Paulista à rua, que levou o boneco inflável do ex-presidente Lula, se aproximou do local do ato e uma grande confusão foi instaurada. Havia cerca de 60 manifestantes contra Lula e o governo no momento.

Troca de chutes, socos, ofensas mútuas e gritos de guerra tornaram o cruzamento da Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo num palco de muita tensão, na tarde deste sábado (30), e a polícia teve dificuldades em separar os grupos (veja vídeo ao final). Ninguém foi preso.

Minutos antes, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que mora na região e dirigia-se a uma livraria, passou pelo local, foi reconhecido e hostilizado. Em entrevista à Jovem Pan, Cardozo criticou o boneco de Lula e disse que vestir o ex-presidente de presidiário “atinge a imagem e a honra” e “passa muito do ponto”. Ouça aqui.

Durante a briga, os gritos variavam. Os contrários ao governo bradavam, além de xingamentos aos “petistas” e palavrões explícitos (estes, entoados dos dois lados), corinhos como “Não vai ter golpe”, “Fora quadrilha”, “fora PT” e uma música ao som de torcida de estádio de futebol dizendo: “Ole ole, ole ole, eu vim pra rua pra derrubar o PT”.

Em menor número, por isso menos barulhento, o outro grupo, que agitava uma bandeira vermelha com o símbolo do PT, gritava: “Não vai ter golpe”, “a rua é pública” e “Ole ole ole ola, Lula, Lula”. Eles chamavam os opositores de “fascistas” e “burguesia”.

Cerca de quatro policiais tentavam acalmar os ânimos e formaram uma barreira humana para separar os manifestantes de posições contrárias. Isso após muitos chutes e socos já terem sido desferidos por ambos os lados. Veja abaixo no vídeo do repórter Jovem Pan Danillo Oliveira.

Tensão nas ruas

Não é a primeira vez que a exposição do boneco de Lula causa confusão nas ruas de São Paulo. Na última sexta, uma manifestante contrária ao uso do símbolo discutiu com manifestantes e cortou um exemplar do “Pixuleco” no Viaduto do Chá, próximo à prefeitura de São Paulo.

Neste sábado, os integrantes dos movimentos Brasil Melhor, Movimento Brasil, SOS Brasil e Vem Pra Rua, que organizaram o ato, contrataram cinco seguranças particulares para proteger o boneco, além de o cercarem com grades de ferro.

O boneco já foi esvaziado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.