Novo ministro quer ver educação “unindo o País”

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2015 12h58

Renato Janine Ribeiro Reprodução/Facebook Renato Janine Ribeiro

O novo ministro da Educação de Dilma, o professor e filósofo Renato Janine Ribeiro, contou em seu perfil no Facebook como foi escolhido para o cargo e que desafios espera, em uma mensagem de agradecimento. Janine toma posse oficialmente em 6 de abril.

Até lá, Janine diz que estudará os dossiês do Ministério da Educação (MEC) para, depois, dar entrervista e falar sobre eles.

“Espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro mas que sabe que sem educar não se avança”, diz Janine em um trecho.

Janine Ribeiro diz ter tido uma longa conversa com a presidente Dilma e, depois, com o secretário-executivo do MEC, que permanecerá no comando da pasta até abril, de quem recebeu um “briefing inicial”.

Veja a mensagem completa abaixo:

Ufa! Não tive tempo até agora de agradecer os cumprimentos nem de comentar minha nomeação para a Educação, pela presidenta Dilma. Primeiro de tudo, obrigado a todos os que postaram comentários ou mandaram mensagens inbox. Incrível como há gente torcendo pelo Brasil! Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é O, ou um dos principais, caminho(s)!

Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloisio Mercadante (sic), me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar este cargo. Aceitei. Cancelei alguns compromissos – um deles seria participar da performance, longa mas que deve ser fascinante, da Marina Abramovic no Sesc. Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. Bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores! É o Brasil que está lá – subindo a ladeira.

Por enquanto, agradeço a todos! E espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro mas que sabe que sem educar não se avança.

Espero a compreensão de todos, especialmente dos jornalistas, para o fato de que não tenho como, neste momento, dar entrevistas sobre as questões do MEC. O ministério continua nas mãos competentes do secretário executivo. Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer, e cumprirei o dever, de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles.
Afinal, como pode alguém ir para a Educação se não começar estudando??

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.