País entrará em 2018 com ritmo anualizado de crescimento de 3,2%, diz Meirelles

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/05/2017 12h41
Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante audiência pública da Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal (PEC 241/16), na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (26), que o País deve iniciar o ano de 2018 com um ritmo de crescimento de 3,2%. Segundo ele, a projeção para o crescimento Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre deste ano, comparado ao último trimestre de 2016, é de 2,7%.

Meirelles destacou que, até o quarto trimestre de 2016, o PIB registrava queda em relação ao último trimestre de 2015. Isso se reverteu nos três primeiros meses deste ano, quando o PIB passou a registrar um crescimento de 0,5% em relação ao primeiro trimestre de 2016.

“O crescimento do PIB projetado do último trimestre é forte. A se confirmarem essas projeções, entraremos 2018 com um ritmo de crescimento de 3,2%”, afirmou o ministro, que participou no período da manhã do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Política econômica

O ministro da Fazenda mandou o recado de que a crise política não impactará a economia, se a política econômica for mantida. Ele disse que a crise econômica iniciada em 2014 foi longa porque resultou de uma política econômica que não deu certo. Já de outras crises, como as de 2008, com o subprime nos EUA, e de 2005, com o mensalão, o país saiu rápido. 

“Saímos rapidamente de crises quando não mudou a política econômica. Se a economia brasileira tem uma certa confiança de que há um consenso, o ritmo segue normal”, afirmou Meirelles. 

O ministro ressaltou que o Brasil não é mais uma economia fragilizada nem sujeita a qualquer abalo. “É mérito deste governo”, garantiu. Meirelles citou ações como a criação de um teto para gastos e o envio da reforma da Previdência e trabalhista que, segundo ele, estão dando consistência à política econômica. 

Ele listou outras medidas que estão em gestação, como mudanças no cadastro positivo e a nova lei de recuperação judicial, que deverá ser enviada ao Congresso Nacional em junho. “Estamos entrando em processo visando diminuição do custo Brasil”, completou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.