Presidente da OAB pressiona Maia sobre impeachment: “compromisso com o País”

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2017 14h05 - Atualizado em 29/06/2017 00h38
Brasília - O presidente da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, durante coletiva fala sobre o senador Delcídio do Amaral (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil Claudio Lamachia - Ag Brasil

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, transferiu a responsabilidade do futuro de Michel Temer a Rodrigo Maia. Diante de toda a crise política no País e após mais declarações bombásticas do dono da J&F Joesley Batista, Lamachia pressionou o presidente da Câmara para que faça algo.

“(Rodrigo Maia) Ele tem a prerrogativa de exame, de admissibilidade sobre a peça, sobre a petição inicial, sobre a denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil que requer a abertura do processo de impeachment do presidente da República. Quem tem prerrogativas, como é o caso dele, tem direitos e tem responsabilidade. E sua responsabilidade enquanto presidente da Câmara dos Deputados tem que ser com o Brasil, e não com relações de amizade, ou partidárias ou ideológicas”, disse o presidente da OAB, em entrevista exclusiva à Jovem Pan.

“Este é o compromisso que alguém que assume o poder e que tem essa responsabilidade, deve manter. E é isso que nós esperamos. Ou seja, a ideia do presidente da Câmara hoje de não fundamentar uma decisão no que diz respeito ao impeachment, ela está em franca contrariedade à própria legislação e ao próprio Estado Democrático de Direito”, completou.

Segundo Lamachia, é uma decisão de Rodrigo Maia dar seguimento ou não à abertura de um processo de impeachment de Michel Temer, mas é necessário que ele explique o motivo de, eventualmente, negar a continuidade. “Compete ao presidente da Câmara que fundamente o porquê, quais são suas razões para não dar curso a um pedido de abertura de um processo de impeachment aonde o presidente da República teria todas as condições de exercer a sua defesa”, argumentou.

Confira no áudio acima a entrevista completa do presidente da OAB, Claudio Lamachia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.